Páginas

sábado, 21 de maio de 2011

O testemunho de Deus


   No sexto século a.C.,o rei Megacles quebrou um pacto feito contra os seguidores de Cylon.O resultado foi uma sequência de pragas que assolaram os gregos.
  Após oferecer sacrifícios para apaziguar,em vão,as centenas de deuses  grego,o conselho religioso se reuniu na Colina de Marte,em Atenas.Os oráculos diziam que restava um Deus.Mas"que outro deus resta ainda ser apaziguado!Os oráculos não diziam o seu nome.Apenas que deveriam enviar um navio a Cnossos,na ilha de Creta,a fim de trazer um homem chamado Epimênides.
  Resumindo,quando Epimênides chegou a Atenas,requisitou que fosse preparado um rebanho de ovelhas brancas e negras,pedreiros,pedras e argamassa,e trazidos pela manhã a relva que estava ao pé da colina de Marte.uma advertência:as ovelhas não podem poderiam ser alimentadas após o descanso.
  Pela manhã tudo pronto.Epimênides,então disse:vou oferecer sacrifício baseado em três suposições:"Primeiro,ainda existe outro deus interessado na questão dessa praga,um cujo o nome não conhecemos,e não esta sendo representado por nem um ídolo de sua cidade.Segundo,vou supor também que este deus é bastante poderoso,e suficientemente bondoso para fazer algo a respeito dessa praga,se apenas pedirmos."Porem um dos anciões disse:É impossível invocar um deus cujo o nome é desconhecido!"A terceira é a minha resposta a sua citação.É simples.Qualquer deus suficientemente grande e bondoso para fazer algo a respeito da praga é também poderoso e misericórdioso para nos favorecer em nossa ignorância - se reconhecermos.
  Solte o rebanho,e um ancião do conselho siga as ovelhas famintas observando as que se deitam na relva sem pastar."É inútil"disse o ancião nenhum animal faminto vai deita-se antes de comer.Mas aquele era o único meio de saber que as ovelhas que se deitassem o faria em obediência a vontade desse deus e não pela inclinação humana ou animal.
  Pouco a pouco algumas dobraram os joelhos e acomodaram-se na relva.Epimênides disse que separe as tais,e,no lugar fosse erguidos altares.
  Que nome gravar sobre os altares!Perguntou um dos conselheiros jovens.Epimênides,então sugeriu inscrevam simplesmente  as palavras "AGNOSTO THEO"-a um deus desconhecido-nada mais é necessário.
  Passados anos,os gregos esqueceram-se do favor feito pelo Deus desconhecido.Mas,dois dos membros do conselho no final de suas vidas,lembraram-se dos altares resolvendo restaurar um deles,e ai história foi transmitida as futuras gerações.
  Seis séculos depois,em sua viajem missionária,o  apóstolo 
Paulo esteve em Atenas e"o seu espírito se comovia em si mesmo,vendo a cidade entregue à idolatria."(At17.16)
Paulo não resistiu aquela cegueira espiritual e certamente começou a anunciar Jesus.Lucas narra que houve uma reação a essa pregação:"E alguns filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele,e uns diziam:Que quer dizer esse paroleiro-E outros parece que é pregador de deuses estranhos"(At17.18),pois nunca tinham ouvido falar de Jesus.
   Paulo foi levado pelo atenienses ao Areópago,onde se reuniam os especialistas em história e filósofos de época.
Indimado a explicar sobre a nova doutrina que apresentava,Paulo disse: "Varões atenienses,em tudo vos vejo um tanto superticiosos Porque,passando eu e vendo os vossos santuários,achei também um altar em que estava escrito:AO DEUS DESCONHECIDO.Esse pois que vós honrais,não conhecendo,é o que eu vos anuncio"(vv.22 e 23)
Paulo compreendeu o pano de fundo deixado por Epimênides,por Deus,inseriu ali a mensagem da salvação em Cristo Jesus,o Deus que eles não conheciam.
 
   Assim,o testemunho de Deus,que já havia sido dado séculos antes,fora mais uma vez renovado entre os gregos,e eles não ficaram sem testemunho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário